Inteligência Analítica: Ter ou não Ter?

Temos observado no mercado BI, discursos diversos e entendimentos não menos heterogêneos sobre Inteligência Analítica. Mas, afinal BI e Inteligência Analítica, como estão associados? A Inteligência Analítica é um subsistema de BI. Ter uma ferramenta de BI no entanto, não caracteriza necessariamente ter Inteligência Analítica da organização. É comum confundir Inteligência Analítica com Tecnologia.
A organização tem os dados e adquire uma ferramenta de BI acreditando que terá Inteligência Analítica.  Em quase a totalidade dos casos, os dados existentes precisam ser tratados antes de utilizados. Essa é uma das primeiras barreiras desconhecidas pelas organizações no momento de avaliar a proposta do fornecedor. Na sequência, aspectos não menos importantes como crenças, cultura, talento para analisar e um profundo conhecimento dos seus diferenciais competitivos, tornam-se barreiras que independem da tecnologia, no entando é fator crítico de sucesso do projeto.
Mas, como identificar essas questões diante de ofertas cada vez mais similares? Através de estudos de casos,  referências setoriais, indicadores de resultados como aumento de receitas, redução de custos entre outras variáveis alvos estipuladas no início do projeto.
Outro fator importante, reside quando as ofertas atribuem o sucesso do projeto com foco apenas em suas soluções, ignorando os processos de negócios atuais e como ajustá-los para garantir o diferencial competitivo tanto enfatizado na venda.

Falaremos no próximo artigo sobre como identificar o estágio de uma organização quanto à Inteligência Analítica .

Um forte abraço.


0 comentários:

Postar um comentário