Análise Preditiva - Como Otimizar o Processo de Decisão

Certa vez, em conversa com um presidente de uma pequena empesa brasileira de software produtora de Business Intelligence, ele ficou indignado por eu ter dado ênfase as Análises Preditivas como um recurso analítico que proveria diferencial competitivo sustentável para as empresas. "...Imagina se algum executivo vai se interessar por previsões... Isso não constitui fato...", respondeu ele. Não obstante sua abordagem comercial, naquela ocasião, apregoar que seu produto possuia recursos analíticos como diferencial. Não demorei a perceber que aquela empresa então representada pelo seu presidente, desconhecia do assunto bem como seu  produto era desprovido de algoritmo, mas apenas de análises que constatavam o ocorrido.  Aquele  produtor não conseguia alcançar que para um evento se tornar "fato", a empresa teria sido surpreendida pela "falta de análise de dados". O fato é que Análise Preditiva, assim como ERP e CRM é um processo de negócio com um conjunto de tecnologias associadas. As técnicas aplicadas a uma base de dados existente, podem influenciar nas ações comportamentais dos clientes.
Um produto que somente mostre que um indicador ou outro está acima ou abaixo do esperado, não agrega nenhum benefício sustentável ao negócio do cliente. Porque tais aplicações usam apenas alertas, relatórios ad-hoc e Planos de Ação (PDCA). A rigor, essas aplicações retratam em uma camada de apresentação, com alguma plasticidade, somente o que passou, mas não responde a questões como: (a) por que isso está acontecendo ou (b) e se essas tendências permanecerem ou mesmo (c) o que acontecerá depois e ainda (d) o que pode acontecer de melhor. São respostas que obtem-se quando de fato a solução trabalha com Inteligência Analítica e não com tecnologia analítica, comumente confundida.
Muitas respostas a questões como aquisições e retenções de clientes, identificação de oportunidades de up-selling e cross-selling, podem ser obtidas com o uso de análises preditivas aplicada aos dados existentes nas diversas fontes de informação da empresa. É natural as empresas terem incertezas quanto a essas questões, mas recursos analíticos de Análises Preditivas permitem o gerenciamento proativo contribuindo para a melhoria do Processo de Decisão possibilitando aos executivos identificar novas oportunidades de receitas, reduzir os custos, melhorar os processos de negócios e aí sim obter Vantagem Competitiva Sustentável.

O nível estratégico e tático das empresas são os principais alvos dos recursos analíticos de Análises Preditivas.

Um forte abraço.


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